Kinemortophobia: Medo de Zumbis

A Kinemortophobia é muitas vezes considerada uma piada onde, na realidade, é uma fobia muito real. Kinemortofóbicos têm medo de zumbis, ou medo de se transformar em zumbis. A palavra é derivada do grego “Kine”, que significa “mover”, e latim “mort”, que significa “mortos”, combinados para formar Kinemorto que significa, basicamente,“Mortos que Caminham”.

Pessoas que têm zumbi-fobia são tão aterrorizadas por esses “mortos-vivos”, que mesmo se alguém fizer uma imitação de zumbis (rigidez nas pernas, com os braços abertos, pintar o rosto, falar sem coerência, gemido, etc.) eles experimentam um completo ataque de pânico. A maioria dos Kinemortofóbicos perdem o sono por causa desse medo e não compreendem o fascínio cultural por zumbis.

Como todas as outras fobias, o medo de zumbis pode ser rastreado até episódio negativo ou traumático relacionado a esses canibais vivendo com o cérebro morto. Uma criança pode ter ficado com medo depois de assistir a um filme ou ler um livro sobre zumbis. Um irmão mais velho ou amigo poderia ter se vestido como um para aterrorizar a criança. Halloween pode ter exacerbado esse medo quando quase todos ao redor se vestem como um Zumbi.

Sintomas de medo de zumbis

Como a maioria das outras fobias específicas, o medo de zumbis também leva a uma variedade de sintomas físicos e emocionais:

• Ataque de pânico completo: gritos, choro, tremores incontroláveis, sudorese ou sensação de náusea, etc. Frequência cardíaca elevada, respiração rápida e sensação de “estômago em nós” também é relatada por Kinemortofóbicos.

• O fóbico pode evitar todas as coisas relacionadas aos zumbis: filmes, livros, jogos, etc.

• Eles muitas vezes têm problemas para dormir. Pesadelos são sintomas comuns de zumbi-fobia. A falta de sono muitas vezes leva ao estresse, incapacidade de se concentrar na escola ou no trabalho, etc.

• Muitas vezes, o indivíduo é incapaz de expressar seus medos: ele pode se sentir entorpecido ou desapegado da realidade, ou ter pensamentos constantes como filmes passando em sua mente.

Em casos extremos, a pessoa pode se tornar socialmente retraída ou deprimida. Ele/Ela pode evitar amigos que provocam ele/ela sobre a fobia. Sleepovers e Halloweens podem ser especialmente traumático para esses indivíduos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s