Procon-SP adiciona quatro sites em sua “lista negra” de lojas virtuais

Dois sites ainda permanecem no ar, apesar dos esforços do órgão para rastrear os responsáveis pelo domínio

20140609-223720-81440441.jpg

Fique de olho: evite comprar qualquer coisa nas lojas Pescaria Urbana, Oliveira Shopping, Poucas Horas e Poucas Horas Clube. O escritório paulista da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) acaba de atualizar sua lista negra de sites não-confiáveis, adicionando esses quatro domínios e totalizando 388 endereços no índice.

De acordo com o órgão, as quatro lojas denunciadas foram notificadas judicialmente por conta de inúmeras reclamações por parte de seus consumidores, mas não responderam contato e seus responsáveis jamais foram encontrados. A principal queixa dos internautas é a falta de entrega dos produtos comprados.

Em uma postagem publicada em seu blog oficial (http://educaproconsp.blogspot.com.br/2014/06/confira-os-sites-que-devem-ser-evitados.html?m=1), o Procon-SP afirma que essas empresas estão sendo rastreadas através de outros órgãos como a Junta Comercial, Receita Federal, Comitê Gestor da Internet (CGI.br, responsável por gerenciar os domínios .br) e o departamento da polícia especializado em combater crimes eletrônicos.

Até o momento em que esta matéria foi escrita, o Poucas Horas e o Poucas Horas Clube já haviam sido retirados do ar; contudo, o Oliveira Shopping e o Pescaria Urbana ainda funcionavam normalmente.

Como se prevenir

O Procon-SP oferece algumas dicas para quem não deseja ser vítimas de lojas online fraudulentas enquanto navega pela internet. O órgão ressalta a importância de pesquisar sobre o estabelecimento antes de realizar qualquer compra, conferindo dados básicos como razão social, telefone e CNPJ – cuja veracidade pode ser consultada facilmente através do site oficial da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp).

Também é essencial desconfiar de preços baixos demais e lojas que permitem o pagamento apenas via boleto bancário e/ou depósito em conta. Por fim, nunca é demais lembrar que é bom procurar depoimentos de outras pessoas que já compraram algo naquela mesma loja – é fácil encontra-los em redes sociais ou sites especializados como o Reclame Aqui.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/m/57712.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s