Manifestantes na Turquia passam a protestar parados e em silêncio

15192209

Brasília – Após três semanas de protestos na Turquia, os manifestantes mudaram hoje (19) a forma de se portar e decidiram ficar parados, em pé, por horas, olhando o horizonte. Não há gestos nem palavras. O protesto é silencioso. Vários manifestantes estão na Praça Taksim, em Istambul, e seguem o exemplo do ator Erdem Gündüz que, ontem (18) à noite, por cerca de oito horas, protestou ficando parado e em silêncio na Praça Taksim. O artista olhava em direção ao Centro Cultural Ataturk, construído em homenagem ao herói nacional Ataturk, e do Parque Gezi – alvo dos protestos devido à ameaça de ser transformado em um centro comercial.

A atitude do ator virou motivo de campanha na internet, nas redes sociais, em apelo para que mais pessoas passassem a aderir ao movimento parado e silencioso. O vice-primeiro-ministro da Turquia, Bulent Arinc, elogiou hoje a nova forma de protestar por considerá-la pacífica e sem violência. Arinc opinou sobre as manifestações momentos antes de entrar para uma reunião. Ele ressaltou ainda que os movimentos são fortalecidos pelas campanhas por meio da internet e nas redes sociais.

“A mídia social é um sistema generalizado no mundo de hoje. Nós não podemos deixar de observar isso. Mas a comunicação e desinformação visando o apelo à violência e à escalada dos incidentes devem ser respondidas por sanções, o Ministério da Justiça deve analisar a questão para fazer as alterações necessárias na legislação”, disse o ministro.

 

*Com informações da agência pública de informações da Turquia, Anadalu e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa          // Edição: Lílian Beraldo

 

Fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/06/manifestantes-na-turquia-passam-a-protestar-parados-e-em-silencio

 

VÍDEO

 

Meu comentário:

Que sirva de exemplo aos baderneiros que estão se aproveitando dos protestos que ocorrem no país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s