TV Digital completa um ano em Roraima

Com alta qualidade de imagem e áudio, TV Roraima celebra sucesso.
Boa Vista tem cobertura, mas telespectadores precisam de conversor.

Sinal digital da TV Roraima completa 1 ano em Boa Vista (Foto: Rodrigo Menaros / G1 RR)

Sinal digital da TV Roraima completa 1 ano em Boa Vista (Foto: Rodrigo Menaros / G1 RR)

Há exatamente um ano em Boa Vista era disponibilizado pela TV Roraima – Afiliada Rede Globo o sinal de TV digital para os telespectadores boa-vistenses. Com a promessa de oferecer alta qualidade de imagem e áudio, além de conteúdo interativo, a chegada desta forma de transmissão mudou não apenas a forma como as pessoas assistem televisão, mas também a maneira e o ritmo de trabalho de toda a equipe da TV Roraima.

Segundo o engenheiro Marcelo Gomes, responsável técnico da referida emissora, lidar com essa nova tecnologia que quebrou todos os paradigmas foi um dos desafios, mas isso facilitou a rotina de trabalho de todos.

“Lidar com a TV digital é mais fácil sobre vários aspectos. Tudo é mais centralizado, e com isso, toda a forma de trabalho mudou. Mas o início foi um grande desafio para a equipe”, afirmou Gomes.

Além da alta qualidade de imagem e som, o nascimento da TV digital foi alavancado pela ideia da interatividade. Conforme informações do site do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), a possibilidade de interação com os conteúdos transmitidos pelas TVs vai permitir, por exemplo, buscar um resumo do capítulo de uma novela ou, ainda, participar de um jogo de perguntas e respostas para testar os conhecimentos do telespectador sobre os personagens e os detalhes da trama. Neste caso, é necessário que os televisores tenham o selo DTVi.

Nos jogos de futebol, os torcedores podem consultar informações e estatísticas, como o tempo de posse de bola e número de faltas, por exemplo. O telespectador também pode verificar as últimas notícias, a previsão do tempo e acessar serviços de utilidade pública e de governo voltados para a educação, segurança e saúde. Ainda segundo informações do Fórum SBTVD, no futuro as pessoas poderão realizar compras de produtos e serviços utilizando somente o controle remoto.

Contudo, segundo o engenheiro Marcelo Gomes, a interatividade ainda não foi completamente implementada no Brasil. “Hoje, devido à falta de padronização do sistema Ginga (linguagem de programação que possibilita ao aparelho de TV decodificar e disponibilizar o conteúdo transmitido pelas emissoras), a interação através da TV ainda não é completa”, disse.

Apesar disso, Gomes acredita que o investimento em televisores com conversores digitais vale a pena. “Todo o material que produzimos na TV Roraima é de altíssima qualidade técnica. Mas quem não tem um equipamento adequado para receber o sinal digital perde a possibilidade de assistir um conteúdo com imagem e som muito melhores”, destacou.

Segundo o diretor geral da TV Roraima, Laércio Araújo, a receptividade do sinal digital em Boa Vista foi excelente. “Com a instalação da TV digital nós observamos que as pessoas migraram rapidamente do sinal analógico para o digital. Mais rápido, inclusive, que muitos estados ao redor do Brasil, principalmente na região Norte”, afirmou.

Para o diretor, o próximo passo é expandir o sinal para outros municípios de Roraima. “Há um estudo de viabilidade feito pela Rede Amazônica para a instalação do sinal digital nas fronteiras do estado, mais particularmente em Pacaraima, Bonfim e Rorainópolis”, informou.

Sobre a TV digital em Boa Vista, Araújo fez um balanço positivo do primeiro ano de disponibilização do sinal no estado. “A implantação da TV digital aqui foi de suma importância para o mercado financeiro de Roraima. A expectativa  que foi criada há um ano gerou uma excelente aceitação do público e do mercado”, destacou.

Fontehttp://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2013/04/tv-digital-completa-um-ano-em-roraima.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s