Meteorito na Rússia não tem relação com asteroide perto da Terra, diz Nasa

meteorite_russia

A agência espacial americana Nasa divulgou uma nota afirmando que não há relação entre o meteorito que atravessou o céu na Rússia nesta sexta-feira (15) e o asteroide 2012 DA14, que passa perto da Terra nesta tarde.

Segundo os cientistas americanos, as análises do meteorito ainda são preliminares, mas o sentido em que ocorreu a queda é oposto ao da viagem do asteroide: os vídeos do meteorito mostram ele passando da esquerda para a direita do sol nascente, o que significa que voava do norte para o sul. O asteroide, por sua vez, tem trajetória sul-norte, destaca a agência dos EUA. Isso faz com que sejam objetos “completamente não relacionados”, afirma a Nasa.

Meteorito
Cerca de 950 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros, afirmou o governador da região de Cheliabinsk, Mikhail Yurevich, citado pela agência pública Ria Novosti.

“O número de feridos é de 950”, declarou o governador. O balanço anterior era de mais de 500 feridos na região, muitos deles por estilhaços devido à quebra das janelas. Muitos feridos foram tratados por cortes superficiais e hematomas causados pelos vidros quebrados, afirmou a polícia local à agência RIA Novosti.

Os primeiros relatórios afirmaram que uma parte do meteorito caiu a 80 km da cidade de Satki, que fica 100 km ao oeste do centro regional, mas isto não foi confirmado oficialmente.

“Este meteorito foi um objeto bastante grande com uma massa de várias dúzias de toneladas”, calculou o astrônomo russo Serguei Smirnov, do Observatório Pulkovo, em uma entrevista ao canal Russia 24.

A maior aproximação do asteroide será às 17h25 (horário de Brasília). Os melhores pontos do planeta para vê-lo serão o Leste da Europa, a Ásia e a Austrália, onde será madrugada no momento. No entanto, como a distância será muito pequena, a passagem será também muito rápida. A Nasa descarta que ele caia sobre a Terra.

 

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/meteorito-na-russia-nao-tem-relacao-com-asteroide-perto-da-terra-diz-nasa.html

 

Vídeos:

 

Meu comentário:

Não quero polemizar, mas me lembrei do “Calendário Maia”, 21-12-2012 marca o fim de um ciclo (não o fim do mundo) e o início de um novo ciclo, não estaríamos no início de algo maior que está por vir!? Eu só acho!

Por mais desenvolvida que seja nossa tecnologia, ainda não somos capazes de prever a entrada de todos esses corpos em nossa atmosfera, a prova foi esse incidente na Russia. E a NASA diz que monitora tudo. Durma com um barulho desses!

No caso do asteroide que passou hoje bem pertinho da Terra, acho bom ele ser vigiado mais de perto, porque o asteroide que passa por nós hoje pode ser o que nos acerta em cheio amanhã! Todo mundo sabe que no espaço os corpos se atraem,  desse modo o asteroide passando tão perto do planeta quem sabe a rota não foi alterada e da próxima vez estejamos pelo meio do caminho do objeto.

Fiquem de olho no espaço sempre!

(E vão dizer que sou louco! kkkkkkkkk)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s