TV via satélite e digital (de graça / sem mensalidade)

Na sua casa pode ter uma parabólica aposentada ou na casa do seu vizinho, hoje a maioria das pessoas nem pensa em ter uma, principalmente nas cidades, pelo fato da cobertura terrestre das grandes emissoras nacionais (Globo, SBT, Record, Band, etc), só pensamos nela quando estamos distantes das cidades ou quando utilizamos uma TV por Assinatura Via Satélite, como a SKY ou a VIA EMBRATEL. Mas, o que poucos sabem é que existe muito mais no espaço (nos satélites) do que se imagina, com um pouco de paciência, e com as ferramentas certas, você pode ter mais canais que muitas TV’s por assinatura, e o melhor, tudo de graça, sem nenhuma mensalidade e nada ilegal.

 

A nova mania nacional é a TV Digital, e esse assunto pode complicar um pouco quando passarmos a falar de TV Via Satélite Digital, tem que ficar claro que são assuntos diferentes.

Vamos entender rapidamente o que é a TV Digital no país:

É um novo modelo de transmissão de conteúdo áudio-visual adotado no país pelas emissoras terrestres, da mesma forma do sinal analógico (esse sinal não é puro, ou ordenado e sofre bastante interferência, por isso muitas vezes o chuvisco na imagem), onde o mesmo sai de um transmissor e é irradiado no ar pela antena da emissora até chegar na antena da sua casa, esse mesmo princípio é usado no sinal digital (o sinal é puro, livre de qualquer chuvisco, o famoso “ou pega ou não pega”) e aqui é a diferença, essa TV Digital “terrestre” está sendo transmitida em HD (Alta Definição) e só em algumas capitais, e para assistir esse novo modelo de transmissão com a “MÁXIMA” qualidade que essa tecnologia oferece, você precisa de uma TV FULL HD (ou 1080P), que tenha um conversor integrado, ou um conversor (ou receptor de sinal digital) que pode ser comprado separadamente, também chamado de SETUP-BOX e ter disponível alguma emissora na sua cidade transmitindo o sinal digital.

 

Agora vamos nos dedicar exclusivamente à TV Via Satélite “DIGITAL” (as aspas servem para indicar que os canais mesmo sendo digitais, podem ser em HD ou não, que existem diferentes receptores para cada tipo de sinal, e a maioria dos canais digitais dos satélites não são em HD, e estão no modo SD), esses canais digitais não sofrem nenhuma interferência, estão livres dos chuviscos, o que pode ocorrer é algum engasgão ou congelamento da imagem se o sinal chegar fraco na parabólica (quem já viu na SKY o que ocorre em dia de chuva forte onde o céu está bastante nublado? Resposta: ausência de sinal.)

 

Esse é um passo a passo para quem gosta de novidade, gosta de tecnologia, gosta de aprender, gosta de mexer e principalmente gosta de conhecer. Não será possível ensinar tudo, mas o Blog está aqui para tirar as suas dúvidas, caso você se interesse pelo assunto. Isso é um hobby, tanto que existem os “exploradores de satélites” pessoas que ficam só buscando novos canais nos satélites (o Line Up – ou simplesmente lista dos canais) ou descobrindo novos satélites que estão espalhados por todo o mundo.

 

Vamos começar explicando sobre o satélite StarOne C2 – 70º W, ou simplesmente C2, esse é o satélite que a maioria das pessoas sintoniza, nele encontramos analogicamente a Rede Globo, SBT, Rede TV, Record, Band, etc. Poucas pessoas sabem que é possível nesse mesmo satélite receber canais digitais. Os receptores normais (analógicos) não são capaz de receber esses sinais e que também um receptor digital não é capaz de receber um sinal analógico, a não ser que seja híbrido, ou seja, receba o sinal analógico e também o sinal digital. O Brasil é o único país no mundo que ainda utiliza sinal analógico em suas transmissões via satélite, de resto, toda a frota de satélites funciona de forma digital. Nesse caso se você desejar receber os canais analógicos também, então, dê preferência por um receptor híbrido. Ter um receptor digital não garante que você passará a receber um canal que antes era analógico, pois o mesmo tem que ser transmitido de forma digital e mesmo que seja, algumas emissoras codificam seu sinal.

 

Para um iniciante que já tenha em casa a parabólica funcionando de forma analógica, sintonizada no C2, é simples a mudança, basta trocar o receptor (lembre-se pode ser um híbrido para receber canais digitais e analógicos, ou um digital, nesse caso nada de sinais analógicos). Caso sua parabólica utilizar um LNB (este utiliza três fios coloridos acompanhando o cabo coaxial que serve para orientar o servo motor em vertical e horizontal da parabólica), este deverá ser trocado também, os receptores modernos trabalham apenas com o LNBF, que não há a necessidade do servo motor, pronto, agora é só fazer as configurações necessárias que o receptor irá pedir, escolhendo o satélite e fazer a busca dos canais. O manual do receptor deve ser consultado.

É muito importante deixar sua parabólica bem posicionada, deve ser feito um ajuste fino, bem delicado na parabólica, a fim de pegar bem todos os canais. A posição do LNBF é importante. Isso você vai se aperfeiçoando com o tempo.

Mais informações:http://www.portalbsd.com.br/

By Moisés Lima

 

Anúncios

12 pensamentos sobre “TV via satélite e digital (de graça / sem mensalidade)

  1. Pingback: TV DIGITAL TERRESTRE (O que é?) « RCP Brasil – Blog

  2. Tenho uma parabólica de 60CM Embratel desativada o que devo fazer para receber canais digitais livres com a mesmo e o que deve ser mudado na mesma aguardo respostas?????

    • Jbrito, só com a parabólica vc não vai conseguir fazer nada, mas é um passo.
      Normalmente os LNBF’s das parabólicas de TV por assinatura são Ku.
      Vc pode conseguir um receptor de banda Ku e tentar pegar alguns canais abertos para essa banda, assim como pode mudar o LBNF ou todo o conjunto da parabólica (o tamanho da parabólica é importante, quanto maior, melhor), para um LNBF de banda C e optar por um receptor de banda c digital; alguns receptores suportam banda c e Ku, é uma escolha sua;
      O melhor conselho é saber o que realmente vc quer assistir, olhar o line up de cada satélite e fazer sua escolha.
      Outro conselho é que vc só faça isso se tiver muita paciência pra mexer e procurar os satélites, pois não é uma coisa muito fácil, e para iniciantes é mais trabalhoso ainda.

  3. ººººRio Grande do Sul ºººº

    Instalador de Antena: James Lima/LIMA

    E-mail: ipsattlb@hotmail.com

    FONE:51-86387221(OI) 54-99364360vivo 54-81070753tim 21-997286539(VIVO)

    Região de atuação: Serra Gaucha, caxias do sul, Porto Alegre e regiões metropolitanas

  4. Tenho tv philips antiga com receptor visiontec, acontece q parou de aparecer a imagem, a antena é parabilica, andei lendo e vi uns fios coloridos q a minha n tem, o q fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s